Um Olhar sobre a Dislexia
domingo, 3 de fevereiro de 2008
DIAGNOSTICAR...
Deve-se verificar se na história familiar existem casos de dislexia ou de dificuldades de aprendizagem e se na história desenvolvimental da criança ocorreu alguma problemática não normativa que esteja a justificar tais dificuldades.
Na leitura notam-se confusões de grafemas cuja correspondência fonética é próxima ou cuja forma é aproximada, bem como surgem frequentes inversões, omissões, adições e substituições de letras e sílabas. Ao nível da leitura de frases, existe uma dificuldade nas pausas e no ritmo, bem como revelam uma análise compreensiva da informação lida deficitária (dificuldades em compreender o que lêem).
Ao nível da produção escrita a sintomatologia é semelhante, verificando-se a presença de muitos erros ortográficos, grafia disforme e ilegível, para além de défices acentuados na construção frásica.
VER:
Principais manifestações da dislexia nas competências de leitura e escrita
Critérios de Diagnóstico para Perturbação da Leitura, segundo o DSM-IVIAGNOST
Na leitura notam-se confusões de grafemas cuja correspondência fonética é próxima ou cuja forma é aproximada, bem como surgem frequentes inversões, omissões, adições e substituições de letras e sílabas. Ao nível da leitura de frases, existe uma dificuldade nas pausas e no ritmo, bem como revelam uma análise compreensiva da informação lida deficitária (dificuldades em compreender o que lêem).
Ao nível da produção escrita a sintomatologia é semelhante, verificando-se a presença de muitos erros ortográficos, grafia disforme e ilegível, para além de défices acentuados na construção frásica.
VER:
Principais manifestações da dislexia nas competências de leitura e escrita
Critérios de Diagnóstico para Perturbação da Leitura, segundo o DSM-IVIAGNOST
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