Um Olhar sobre a Dislexia
domingo, 3 de fevereiro de 2008
COMPETENCIAS...
Principais manifestações da dislexia nas competências de leitura e escrita:
Um atraso na aquisição das competências da leitura e escrita.
Dificuldades acentuadas ao nível do processamento e consciência fonológica.
Leitura silábica, decifratória, hesitante, sem ritmo, com bastantes incorrecções e erros de antecipação.
Velocidade de leitura bastante lenta para a idade e para o nível escolar.
Omite ou adiciona letras e sílabas (ex: famosa-fama; casaco-casa; livro-livo; batata-bata; biblioteca/bioteca; ...).
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia ou de som (a-o; o-u; a-e; p-t; b-v; s-ss-ç; s-z; f-t; m-n; v-u; f-v; g-j; ch-j-x; v-z; nh-lh-ch; ão-am; ão-ou; ou-on; au-ao; etc.)
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço (b-d; d-p; b-q; d-q; a-e;…).
Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em; sal-las; pla-pal; ra-ar;…).
Substituição de palavras por outras de estrutura similar, porém com significado diferente (saltou-salvou; cubido-bicudo;...).
Substituição de palavras inteiras por outras semanticamente vizinhas.
Problemas na compreensão semântica e na análise compreensiva de textos lidos.
Dificuldades em exprimir as suas ideias e pensamentos em palavras.
Dificuldades na memória auditiva imediata.
Ilegibilidade da escrita, letra rasurada, disforme e irregular, presença de muitos erros ortográficos e dificuldades ao nível da construção frásica. Etc...
Outros sintomas que podem estar associados:
Problemas ao nível da dominância lateral (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, lateralidade cruzada),
Problemas ao nível da motricidade fina e do esquema corporal,
Problemas na percepção visuo-espacial,
Problemas na orientação espacio-temporal,
A escrita pode surgir em espelho. Etc
Nota: Não é necessário que estejam presentes todos estes indicadores em simultâneo, para que seja diagnosticada um caso de dislexia. Estes indicadores devem apenas alertar para a possibilidade de um possível caso de dislexia, já que é preciso compreender a razão destes comportamentos.
Segundo vário autores, não se pode falar de dislexia (ou melhor ... não se pode fazer um diagnóstico definitivo) antes dos 7 anos, ou para ser mais rigoroso, antes de pelo menos um ano de escolaridade, pois anteriormente a esta idade erros similares são banais pela sua frequência.
Para um correcto diagnóstico de uma perturbação da leitura é indispensável recorrer à avaliação COM profissionais experientes neste domínio.
Um atraso na aquisição das competências da leitura e escrita.
Dificuldades acentuadas ao nível do processamento e consciência fonológica.
Leitura silábica, decifratória, hesitante, sem ritmo, com bastantes incorrecções e erros de antecipação.
Velocidade de leitura bastante lenta para a idade e para o nível escolar.
Omite ou adiciona letras e sílabas (ex: famosa-fama; casaco-casa; livro-livo; batata-bata; biblioteca/bioteca; ...).
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia ou de som (a-o; o-u; a-e; p-t; b-v; s-ss-ç; s-z; f-t; m-n; v-u; f-v; g-j; ch-j-x; v-z; nh-lh-ch; ão-am; ão-ou; ou-on; au-ao; etc.)
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço (b-d; d-p; b-q; d-q; a-e;…).
Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em; sal-las; pla-pal; ra-ar;…).
Substituição de palavras por outras de estrutura similar, porém com significado diferente (saltou-salvou; cubido-bicudo;...).
Substituição de palavras inteiras por outras semanticamente vizinhas.
Problemas na compreensão semântica e na análise compreensiva de textos lidos.
Dificuldades em exprimir as suas ideias e pensamentos em palavras.
Dificuldades na memória auditiva imediata.
Ilegibilidade da escrita, letra rasurada, disforme e irregular, presença de muitos erros ortográficos e dificuldades ao nível da construção frásica. Etc...
Outros sintomas que podem estar associados:
Problemas ao nível da dominância lateral (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, lateralidade cruzada),
Problemas ao nível da motricidade fina e do esquema corporal,
Problemas na percepção visuo-espacial,
Problemas na orientação espacio-temporal,
A escrita pode surgir em espelho. Etc
Nota: Não é necessário que estejam presentes todos estes indicadores em simultâneo, para que seja diagnosticada um caso de dislexia. Estes indicadores devem apenas alertar para a possibilidade de um possível caso de dislexia, já que é preciso compreender a razão destes comportamentos.
Segundo vário autores, não se pode falar de dislexia (ou melhor ... não se pode fazer um diagnóstico definitivo) antes dos 7 anos, ou para ser mais rigoroso, antes de pelo menos um ano de escolaridade, pois anteriormente a esta idade erros similares são banais pela sua frequência.
Para um correcto diagnóstico de uma perturbação da leitura é indispensável recorrer à avaliação COM profissionais experientes neste domínio.
Etiquetas: escrita, leitura, manifestacoes
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home